Apresentação do História e Arqueologia Bíblica

17 abril 2014

O Deus dos Céus

,
אֱלֹהֵ֥י הַ·שָּׁמָֽיִם - Deus dos Céus


O título "Deus dos Céus" era muito bem conhecido no Império Persa e se tornou parte do linguajar religioso dos hebreus durante o período pós-Exílio. Este termo também se encontra em correspondências hebraicas, como nos textos de Elefantina no Egito, que são datados do séc. V a.C.

A expressão pode ser rastreada até o Zoroastro, pregador iraniano, que como se crê, viveu no final do II milênio a.C. (apesar das datas referentes à sua vida não serem totalmente conhecidas e estarem ainda debaixo de intensos debates). O Zoroastrismo se tornou a religião oficial dos reis persas no tempo de Dário I (aprox. 521-486 a.C.). Os seguidores do Zoroastrismo adoravam o "Deus dos Céus", conhecido também pelo nome do seu supremo deus Ahura-Mazda. 

Neemias, entretanto, sem hesitação reconhece o título como sendo igualmente do Deus YHWH (Yahweh, Jeová) em Ne 1.4-5. Estas frases de Neemias teriam sido proferidas por volta de 465 a.C. segundo Ne 2.1. A incorporação deste conceito teria consequências profundas na cosmovisão dos judeus pós-exílicos.

FONTE: The IVP Bible Background Commentary

2 comentários:

Faça seu comentário!