Apresentação do História e Arqueologia Bíblica

13 fevereiro 2015

Andando pelos caminhos da História - Israel

,
Andar pelas terras de Israel, é caminhar sobre a História da
Humanidade. Por todos os lados que se olha, é possível ver algum lugar de importância do ponto de vista bíblico. No Estado de Israel são conhecidos mais de 30.000 mil sítios arqueológicos!!! Ao longo de 10 dias, tivemos a oportunidade de visitar cerca de 40 deles. 

Começamos em Jerusalém, com uma vista panorâmica do local sagrado para as três religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo).
Ali, no Monte das Oliveiras, pode-se ver logo em frente o local onde foi construído o Templo de Salomão. Posteriormente foi por lá mesmo onde Jesus e seus discípulos andaram. Segundo tradições islâmicas, foi daqui que Maomé subiu ao céu. É deste ponto, segundo os judeus, que Deus começou a Sua criação. Este é, segundo a crença tradicional judaica, o umbigo do mundo! 
O Monte do Templo abriga atualmente uma edificação conhecida como o "Domo da Rocha", que, ao contrário do que se pensa popularmente, não é uma mesquita, mas um edifício sagrado que guarda a pedra por onde Abraão teria sacrificado Isaque (Ismael, na versão árabe). Aqui também está a terceira mais importante mesquita para o Islamismo (depois de Meca e Medina), a Mesquita de Al-Aqsa


Vista da Jerusalém Velha, a partir do Monte das Oliveiras


Ao norte do Monte das Oliveiras, fica o monte Scopus, cujo nome deriva da palavra grega que significa "observação" (de onde temos a palavra telescópio). Foi do alto deste local que Tito observou a cidade antes de conquistá-la no ano 70 d.C.


Vista da Cidade a partir do Monte Scopus


Professor Ariel que conduziu a visita à Universidade Hebraica de Jerusalém

Foto com o grupo de alunos do curso de Arqueologia Bíblica

Atualmente, no território do Monte Scopus funciona a Universidade Hebraica de Jerusalém, que foi fundada em 1918, muito antes da formação do Estado de Israel (1948). No rol de seus fundadores existem personalidades famosas, como Freud e Einstein. Considerada uma das 100 melhores do mundo, ela é um polo de investigação de ponta. No seu campus está a Faculdade de Arqueologia, que mantêm uma abordagem maximalista da História Antiga de Israel, ou seja, defende uma abordagem mais literal dos textos antigos, especialmente o bíblico. Em outra posição estão os minimalistas da Universidade de Tel-Aviv. 

Uma das vistas mais privilegiadas de Jerusalém pode ser vista dos terraços da Universidade, mas o mais impressionante mesmo é a Sinagoga que há lá, pois é a única no mundo que pode gabar-se de ter uma visão integral do local mais sagrado da Terra. A vista simplesmente se abre para o Monte do Templo!!!

A Sinagoga na Universidade tem a mais privilegiada vista do mundo,
com o Monte Santo ao fundo


Gravação feita na frente da Faculdade de Arqueologia da Universidade

Nosso grupo onde foi fundada a Universidade. Ao fundo uma região palestina, e logo atrás,
o Deserto da Judeia, que leva para o Mar Morto. Bem ao fundo as montanhas da Jordânia

Na própria Universidade, contamos com uma aula com um dos mais ilustres professores e acadêmicos de Israel, professor Adolfo Roitman, o curador dos famosos Manuscritos do Mar Morto. 

Aula na Universidade com o professor Adolfo Roitman

Estar em Israel é viver a história onde tudo aconteceu! Não existe lugar melhor no mundo para isto acontecer. 

Nada mal para um primeiro dia em Terra Santa!!!

Leialdo Pulz

0 comentários to “Andando pelos caminhos da História - Israel”

Postar um comentário

Faça seu comentário!