Apresentação do História e Arqueologia Bíblica

13 agosto 2015

PLENITUDE DOS TEMPOS II

,

Estamos vivendo uma Plenitude dos tempos? Será que o advento das tecnologias proporcionam o aumento das possibilidades de difundirmos as Boas Novas? Como usar as ferramentas que nos são proporcionadas para isto?


O termo "Plenitude dos Tempos" vem da expressão utilizada pelo apóstolo Paulo em Gálatas 4.4: Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei”.

O conceito teológico que se desenvolveu está relacionado ao ápice do Mundo Antigo em muitas frentes das sociedades , especialmente levado à efeito pela cultura helênica e a força do Império

Romano, que teria ocorrido por volta do século I d.C.

 Recentemente escutei de um amgo que estaríamos vivendo uma espécie de segunda leva desta Plenitude. Qual a razão para isto? Bem, ele está olhando para as novas tecnologias e a integração mundial que advêm delas. 

Podemos hoje fazer reuniões com pessoas em qualquer canto de nosso planeta. As video-conferências estão se tornando algo cada vez mais comum. As redes sociais apresentam a cada momento uma nova ferramenta de aproximação e comunicação rápida. O conhecimento está cada vez mais acessível a todos, bastando uma rápida procura nos despositivos de busca pela internet.  Aprender outro idioma, desde os indispensáveis como o inglês e espanhol (no contexto brasileiro, especialmente), até línguas mais "exóticas" e desconhecidas. 

Conferências que antes eram restritas ao público presencial, na atualidade são transmitidas ao vivo, e não precisamos nem ao menos sair de nossos lares para termos um mundo em nossas telas. Perdeu ou ficou sabendo somente depois de determinada palestra, não há problema, uma reprise sempre é postada por alguém no youtube. 

Precisa de algum material para pesquisa? O livro que você tanto precisa pode estar na distância de poucos cliques, seja em modo digital, ou mesmo no bom e velho livro vindo de algum Sebo ou Livraria (que pode estar literalmente do outro lado do mundo!). 

Neste sentido, aos estudiosos da Bíblia, não será mais preciso ir às grandes Bibliotecas do mundo para ver um exemplar ou mesmo o original. A digitalização do acervo das bibliotecas já é uma realidade. Por exemplo, os famosos Manuscritos do Mar Morto estão digitalizados em alta resolução para qualquer um ver. Quer fazer um estudo exegético no Código de Alepo? Depois gostaria de comparar com o Códex Leningradensis? E então buscar o Códex Sinaiticus ( o manuscrito mais antigo que temos em grego do AT e NT)? Basta clicar nos sites recomendados e começar o trabalho! 

- Códex de Alepo 
- Códex Leningradensis
- Manuscritos do Mar Morto I
- Manuscritos do Mar Morto I
- Códex sinaiticus


Se o seu caso é mais voltado para o NT, não existem problemas, ao contrário, todo um acervo com manuscritos antigos e cópias já estão à disposição de qualquer pessoa, seja um Doutor na área, ou um simples aprendiz de teologia em seus estágios iniciais. 

Precisa de algum texto bíblico? Aquele versículo que você não lembra exatamente onde está e as palavras exatas? Fácil! Os aplicativos em nossos celulares nos auxiliam naquela hora da necessidade. 

Encontrou um nepalês no avião, ou um paquistanês? Quer mostrar para ele João 3.16 na língua dele? Bom, você pode ter quantas traduções quiser em seu Tablet, telefone, notebook, etc. 

Quer ser missionário de curto prazo? Viaje para o "campo" e conheça tudo sobre o local. Quer "andar" pelas ruas da cidade que visitará? Não tem problemas, um street view poderá ajudar você. Quer programar sua viagem missionária? Seviços de reserva de hotel, carro, transporte, enfim, tudo pode ser acertado antes mesmo de comprar a passagem até lá. 

Quer conhecer a cultura e hábitos dos lugares? Redes sociais são um meio de conhecer nativos (muito cuidado aqui, pois nem sempre as pessoas são o que dizem ser na internet!!!). 

Podemos atualmente, inclusive, operar missionariamente sem ao menos deixar nosso M1 (nossa cultura). A presença física sempre será o melhor meio de nos relacionarmos, mas a internet nos abre a possibilidade de "tocarmos" vários projetos ao mesmo tempo. Não precisamos mais estar no campo para auxiliar o Corpo de Cristo! 

Enfim, parece sim que, de alguma forma, estamos vivendo uma segunda Plenitude dos Tempos. Mas saberemos usar as ferramentas que nos estão sendo disponibilizadas?Seremos capazes de fazer diferença nesta nossa geração?

Apenas o futuro nos dirá! Enquanto isto, prossigamos para o nosso alvo...


Leialdo

0 comentários to “PLENITUDE DOS TEMPOS II”

Postar um comentário

Faça seu comentário!