Neste domingo (03/07), tivemos a grata oportunidade de termos uma palestra com o renomado professor Adolfo Roitman, uma das maiores autoridades internacionais no tema, curador dos Manuscritos do Mar Morto, diretor do Santuário do Livro em Jerusalém, no Israeli Museum.
Professor Roitman com Leialdo e alguns de seus alunos de Arqueologia Bíblica do Seminário Bíblico Aliança |
No final , fomos brindados com algumas novas informações sobre a descoberta da assim denominada pedra da "Revelação de Gabriel", que ocorreu no início deste século, mas que vem levantando muitas discussões no meio acadêmico. E não é para menos! Isto pelo simples fato do texto em pedra poder estar falando sobre a ressurreição do Messias décadas antes mesmo de Jesus nascer.
Isso é o que afirma o pesquisador Israel Knohl, assegurando que sua análise de um texto hebraico escrito nesse pedaço de rocha "poderá mudar a visão que temos do personagem histórico Jesus".
Contudo, há controvérsias em relação à tradução do professor Knohl, segundo Roitman. Mesmo assim, a aparição do nome de Gabriel tem um significado muito grande para os estudos bíblicos. E isto já valeria a presença nesta palestra.
O mundo da Arqueologia ainda tem muitas surpresas para nos revelar. Quanto mais estudamos e buscamos compreender nosso Passado, mais entenderemos o nosso Presente!