Prof. Adauto Lorenço
Entrevista concedida pelo professor Adauto Lorenço para o programa "Academia em Debate". Apesar de não ser um tema diretamente relacionado com nossa proposta aqui, vale a pena assistir como forma de reflexão sobre a História das Origen...
Apresentação do História e Arqueologia Bíblica
28 dezembro 2013
25 dezembro 2013
JESUS E ZEITGEIST: APROVEITANDO O TEMA DO NATAL....
Postado por
Leialdo
,
às
11:54
Contudo, com o avanço das pesquisas pela busca do chamado "Jesus histórico", que foi grandemente alavancada pelos intensos debates, ficou cada vez mais evidente que tal figura tinha realmente existido. A questão então que começou a ser posta pelos estudiosos foi : Quem teria realmente sido Jesus? Quais as diferenças (se é que existiam) entre o Jesus nazareno - o homem que viveu naquela região - e Jesus Cristo - o personagem da fé.
Recomendo a leitura de alguns livros para aqueles que gostariam de se aprofundar no assunto do "Jesus histórico":
-...
24 dezembro 2013
VOCABULÁRIO EGÍPCIO E O LIVRO DO ÊXODO
Postado por
Leialdo
,
às
17:12

Muitos eruditos durante as últimas décadas renunciavam a historicidade do relato do Êxodo hebreu, confiando em uma teoria que estabelecia a redação da epopeia de Moisés para um período que estaria vinculado com o Exílio babilônico, no século VI a.C.
Segundo esta proposta, toda a narrativa não passaria de propaganda redigida por escribas para dar um senso de nação e heroísmo ao povo judeu no cativeiro. A Torah (Pentateuco), portanto, teria sido redigida em sua maior parte neste período.
Apesar de sua imensa popularidade entre os estudiosos, esta teoria...
PERTO DE JERUSALÉM FOI DESCOBERTA UM ASSENTAMENTO HUMANO MUITO ANTIGO
Postado por
Leialdo
,
às
11:48
28 de novembro de 2013
Arqueólogos israelenses do Departamento de Antiguidades em Estaol encontraram perto de Jerusalém restos de um antigo assentamento, que remonta à idade do VIII -IV milênios a.C.
Alguns dos objetos encontrados - colunas de pedra, panelas , machados - de acordo com ос cientistas datam de cerca de 10 mil anos. Supõe-se que eles eram de propriedade de um templo. Na Idade do Bronze entre 4500-3800 a.C., neste local provavelmente se localizava um centro religioso, talvez até um templo, segundo o arqueólogo Amir Golani.
As escavações...
ARQUEOLOGIA E GEOGRAFIA BÍBLICA 3
Postado por
Leialdo
,
às
11:21
AULA DA MATÉRIA ARQUEOLOGIA E GEOGRAFIA BÍBLICA - LITERATURA MESOPOTÂMICA
Professor: Leialdo Pulz
...
23 dezembro 2013
AULA COM O DR. ADOLFO ROITMAN
Postado por
Leialdo
,
às
22:30

Não é segredo, ao menos para mim mesmo, que tenho verdadeira paixão pelo estudo da Bíblia e tudo que envolve este fascinante livro. Quando isto se alia a outra paixão, História e arqueologia, o caso fica realmente empolgante.
E este encontro aconteceu de forma magnífica numa noite de 14 de agosto de 2013. Alguns anos atrás eu estive na exposição dos manuscritos do Mar Morto, que ocorreu em São Paulo. Fascinante ver diante de si parte daquele tesouro da humanidade. E esta aproximação com o tema não parou por aí. Fiquei sabendo que haveria uma palestra...
PLATÔ DE GIZA, CAIRO, EGITO - 2010
Postado por
Leialdo
,
às
16:25

Uma das 7 maravilhas do Mundo Antigo, as Pirâmides e a Esfing...
TEMAS A SEREM ABORDADOS
Postado por
Leialdo
,
às
16:17
- Qual o trabalho de um historiador e arqueólogo?- O Jesus histórico- Rei Davi: existiu? Quem era? Qual seu domínio?- Evidências dos Bnei Elohim (filhos de Deus)- Qual a crença primária dos humanos?- Teorias de Frazer e Tylor: consequências e arruinamento- Interpretação alternativa para a narrativa de Gênesis 1- Reconstrução histórica da vida de Moisés- Reconstrução histórica da vida de Jeremias- Jonas e seu contexto histórico: reconstituição- O livro de Enoque e suas evidências na mitologia e antropologia- Quem é o inimigo do norte em Jeremias- Os nomes divinos (epitetos) no Antigo Testamento...
22 dezembro 2013
A HISTORICIDADE BÍBLICA E A CRÍTICA
Postado por
Leialdo
,
às
23:25

Os séculos XIX e XX presenciaram o auge de um movimento que teve seu berço na Renascença. Se a Idade Média foi caracterizada por uma forte tendência teocentrista, onde a explicação de tudo só podia-se achar em Deus, a nova era que despontou na Europa trouxe consigo uma brusca troca de paradigma. Agora, o homem estava sendo elevado ao centro do universo, o antropocentrismo. E foi então que o materialismo pode fincar suas garras na espiritualidade medieval, que vinha se eclipsando ao longo dos últimos séculos, sufocando-a...
Assinar:
Postagens (Atom)